quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Ludicidade no ensino de História

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC – EAD
UP: CIRCUITO 7 DISCIPLINA: PPP V
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA


GRADUANDOS:
Ádila Lima Soares
Evaneide Miranda de Araújo
Karen Viana Alves
Mª Roseane D. Ferreira Silva
Mércia Costa Bastos

A LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

O lúdico tem sua origem na palavra '‘Ludos''que quer dizer jogo.

“O lúdico enquanto recurso pedagógico deve ser encarado de forma séria e usado de maneira correta’’ (ALMEIDA).

A ludicidade não faz parte do currículo oficial dos cursos de Licenciatura da maioria das Universidades.

ESCOLA TRADICIONAL
X
LUDICIDADE

O JOGO PEDAGÓGICO

Gorow nos diz:
“Como pode ser melhorado o nível e a qualidade da aprendizagem? Como o professor pode aumentar sensivelmente a aprendizagem dos seus alunos em sala de aula?... Há uma condição: Jogue para ganhar! E procure melhorar tanto o seu próprio desempenho quanto o de seus alunos.”

O  Lúdico e o Ensino de História

O Lúdico tem o papel de oferecer novos significados para o Ensino de História, desde que seja pertinente, pois a intenção é trabalhar a História com prazer, fazendo o uso de estratégias que encontre receptividade entre os alunos.  


Na prática, os professores saem da Universidades ( onde eles construíram suas identidades pessoais e profissionais ) e encontram sérias dificuldades ao se defrontarem com a  realidade das escolas públicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: técnica e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1998.

SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (organizadora). – A ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/894361

Nenhum comentário:

Postar um comentário